Blog Heavy duty

04.04.2019

Como limpar porcelanato?

Como limpar porcelanato?

Conheça algumas dicas para limpar porcelanato, principalmente no pós-obra, período crucial na preservação do aspecto original do material.

Confira algumas dicas para limpar porcelanato de forma prática e livre de danos

 

Não basta realizar uma boa obra, cortar e assentar o porcelanato corretamente, se no final, o aspecto continuar sujo e desleixado. É preciso limpar porcelanato corretamente, para que o ambiente fique impecável.

 

O porcelanato é um material muito resistente que quase não absorve água. Porém, mesmo parecendo impenetrável, é necessário que seja limpo da forma correta, a fim de permanecer bonito por muito mais tempo.

 

Limpando o porcelanato após a obra

 

Limpar porcelanato logo após o término da obra é essencial para preservar seu aspecto original nos primeiros anos, evitando o aparecimento de manchas em sua superfície. Essa primeira limpeza é responsável por remover quaisquer detritos abrasivos que ficaram após o término da aplicação, como areia, cimento, etc. Tais detritos podem danificar a superfície quando pressionados e arrastados (em momentos da colocação de móveis, etc).

 

É ideal que a limpeza pesada (pós-obra) seja realizada em até 15 dias após a aplicação do porcelanato - tempo suficiente para a argamassa secar. Uma vez que o piso está seco e pronto para a limpeza:

 

  • Utilize água para enxaguar a área, retirando todos os resíduos de sujeira;
  • Aplique o produto de limpeza profunda que preferir, sempre obedecendo as indicações do fabricante;
  • Enxágue bem a superfície com água, para remover o produto de limpeza e qualquer impureza que tenha restado.

 

Sempre verifique a necessidade ou não de diluir os produtos de limpeza para limpar porcelanato. Em alguns casos é necessário a diluição na proporção de 1/10. Siga as instruções do fabricante do produto. Na dúvida, aplique em uma pequena área para testes.

 

Limpar porcelanato no dia-a-dia

 

Depois da faxina pesada, a manutenção é bem mais fácil. Basta seguir alguns passos:

  • Varrer a área com uma vassoura de cerdas macias;
  • Enxágue a área com detergente neutro diluído em água;
  • Finalize passando um pano umedecido com água, para tirar o detergente.

 

Vale a pena ressaltar a importância de manter a superfície sempre limpa. Quando cair algum líquido ou substância que possa manchar o porcelanato, é ideal limpar na mesma hora.

 

Quanto mais tempo a mancha permanecer sobre a superfície, maior a probabilidade dela se infiltrar na superfície do porcelanato.

 

Para cortar porcelanato

 

Nós falamos um pouco sobre limpar porcelanato, com ênfase no pós-obra. Porém, nossa especialidade é durante a obra, especificamente durante o corte do porcelanato.


Se você tem interesse em cortar porcelanato, você pode experimentar nosso Disco Diamantado Porcelanato, desenvolvido especialmente para o corte de cerâmicas e porcelanatos.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos