Blog Heavy duty

24.01.2018

Eletrodo Revestido: Saiba tudo sobre

Eletrodo Revestido: Saiba tudo sobre

Veja como é a composição do eletrodo revestido, sua utilização na soldagem por arco elétrico e principais aplicações.

Veja como é a composição do eletrodo revestido, sua utilização na soldagem por arco elétrico e principais aplicações

 

O eletrodo revestido é um elemento consumível, utilizado em processos de soldagem por arco elétrico. Atualmente é um dos insumos de solda mais utilizados em todo o planeta. Esta popularidade se deve a facilidade e versatilidade de utilização.

Desenvolvido em 19244 por A.P. Strohmenger e Oscar Kjellberg, o eletrodo revestido é um tipo de eletrodo que, diferente do eletrodo de carvão, possui um revestimento de material celulósico.

Esse revestimento protege o arco elétrico das reações atmosféricas, garantindo mais estabilidade no processo de soldagem. Antes desta inovação, os processos de solda eram de baixa qualidade, uma vez que o metal de solda ficava com resíduos, óxidos e nitretos, resultado da ação do nitrogênio e oxigênio atmosférico.

 

Elemento Consumível

 

O eletrodo revestido é categorizado como um elemento consumível uma vez que seu corpo se desfaz durante o processo de soldagem.

Basicamente, no processo de soldagem por arco elétrico, o revestimento e a vareta (também conhecida como alma) do eletrodo vão sendo consumidos gradativamente, unindo-se ao metal base.

 

A soldagem por arco elétrico

 

A soldagem por arco elétrico é realizada através do contato entre duas partes metálicas - a extremidade do eletrodo revestido e a peça metálica. Este contato, gera um calor forte o suficiente para fundir a alma do eletrodo (vareta interna), seu revestimento e a peça metálica.

Durante a decomposição do revestimento, são liberados gases de proteção que agem como uma barreira contra os gases atmosféricos. A alma do eletrodo vai se diluindo em gotas de metal, que vão se fundindo com a peça metálica.

  

 

 

Principais Aplicações

 

O eletrodo revestido é utilizado em diversas aplicações, como na soldagem de máquinas e equipamentos, estruturas diversas, grades e portões e até mesmo debaixo d'água. É comumente utilizado por serralherias.

 

Vantagens e Desvantagens

 

A soldagem por arco elétrico com eletrodo revestido é um processo de baixo investimento, uma vez que possui uma grande variedade de consumíveis disponíveis no mercado. Além disso, proporciona mais flexibilidade ao soldador: os eletrodos podem ser utilizados em todas as posições, seja horizontal, vertical ou plana.

Entretanto este mesmo processo é considerado de baixa produtividade, uma vez que exige experiência do soldador para a aplicação e cuidados especiais com o eletrodo. É também um processo que libera um volume considerável de fumos e gases durante o processo.

 

Fontes:

Wikipedia 1
Wikipedia 2

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos