Blog Heavy duty

23.03.2020

Rebolo Diamantado: o que é, como usar e principais aplicações

Rebolo Diamantado: o que é, como usar e principais aplicações

Conheça o rebolo diamantado e seu poder de desbaste. Muito utilizado na construção civil, é responsável por nivelamento de pisos e remoção de revestimentos.

Veja como utilizar corretamente o rebolo diamantado e descubra seu grande diferencial em projetos de construção civil

 

Profissionais da construção civil que trabalham com concreto, mármore, granito, já devem conhecer a importância do rebolo diamantado. Este tipo de abrasivo é muito empregado em processos pesados de moagem de materiais brutos.

 

Se você nunca utilizou o rebolo diamantado, não deixe de ler esse artigo. Iremos lhe explicar tudo o que você precisa saber.

 

O que é um rebolo diamantado?

 

Por definição, o rebolo diamantado é um disco de liga metálica balanceada (corpo de roda), unido a segmentos de diamante. Esses segmentos são extremamente duros e resistentes, necessários para o trabalho pesado de desbastar superfícies de concreto e outros materiais brutos.

 

 

Fabricação

 

Normalmente o rebolo diamantado é fabricado através de dois métodos: prensagem a quente e prensagem a frio.

 

No método de prensagem a quente, os segmentos de diamante são sinterizados em moldes sob certa pressão na máquina de prensagem. Depois são soldados ao corpo do rebolo através de soldagem de alta frequência, mosaico mecânico ou soldagem a laser.

 

Já no método de prensagem a frio, os elementos de diamante e os segmentos são pressionados diretamente no corpo do rebolo para, posteriormente, serem colocados em fornos de sinterização, que farão a união de todos os elementos.

 

Principais aplicações

 

Existem diferentes tipos de rebolos diamantados, cada qual para aplicações específicas. Os rebolos com grandes segmentos de diamante normalmente são empregados em trabalhos pesados de retificação de pedra, concreto, etc, enquanto rebolos com segmentos pequenos costumam ser utilizados na remoção de tintas, colas, epóxi e outros revestimentos (até mesmo papel de parede).

 

Da mesma forma que outros tipos de abrasivos, os rebolos diamantados possuem diferentes tipos de grãos de diamante, bem como diferentes níveis de qualidade e concentração dos diamantes empregados nos segmentos.

 

Por exemplo: em projetos de retificação grossa (pesada), a liga do rebolo deve ser mais suave e a qualidade de seus diamantes mais alta. Isso porque, os grãos de diamante tendem a ser gastos mais rapidamente.

 

Poder Heavy Duty

 

Hoje a Heavy Duty dispõe do Rebolo Diamantado de 4-½” e encaixe M14 - extremamente útil para nivelamento de pisos em concreto e outros materiais brutos.

 

É fabricado em liga metálica e traz consigo uma alta concentração de diamantes. Assim, consegue realizar operações pesadas e prover um incrível acabamento.

 

Fontes:

Wikipedia

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos