Blog Heavy duty

15.07.2019

SDS Plus e SDS Max: saiba quais são as diferenças entre as brocas

SDS Plus e SDS Max: saiba quais são as diferenças entre as brocas

Entenda as diferenças entre as brocas SDS Plus e a SDS Max, uma dúvida presente entre profissionais da construção civil. Confira suas principais características e aplicações.

Mesmo sendo bastante parecidas, existem diferenças que separam as brocas SDS Plus e SDS Max. Confira.

 

Quem trabalha no ramo de construção civil sabe da necessidade em perfurar materiais, sejam blocos de concreto, alvenaria, entre outros. A maioria dos profissionais está acostumada a selecionar e utilizar brocas para o seu dia-a-dia.

 

Porém, existe uma dúvida que ainda figura entre os profissionais: qual é a diferença entre a broca SDS Plus e a SDS Max? Por isso, resolvemos explicar as diferenças e listar os principais pontos e vantagens de cada uma.

 

Slotted Drive System

 

Como explicamos em outro artigo (clique aqui) o termo “SDS” deriva do termo inglês Slotted Drive System - um sistema desenvolvido para melhorar o encaixe das brocas, permitindo o movimento sem se desencaixar.

 

As brocas SDS são perfeitas para perfurar materiais brutos com velocidade. Por isso, muito utilizadas para a perfuração de blocos de concretos, paredes, vigas, etc.

 

SDS Plus, Max e Top

 

Existem três tipos padrões de brocas SDS: SDS Plus, SDS Max e SDS Top.

 

A mais comum das três é a SDS Plus (ou SDS+). Seu diâmetro varia de 4 mm a 30 mm para as medidas métricas, e de 5/32" a 1-1/4" para as medidas em polegada. Seu comprimento vai de 110 mm a 1500 mm.

 

A broca SDS Max é foi criada para uso em marteletes perfuradores/rompedores maiores, para trabalhos mais pesados. Seus tamanhos disponíveis são maiores que o da SDS Plus, começando com diâmetros a partir de 13 mm (1/2") até 44 mm (1-3/4"). Seu comprimento varia de 300 a 530 mm (12 a 21 polegadas).

 

O modelo SDS Top é mais utilizado na América do Norte e sua disponibilidade não é tão abrangente como a SDS Plus.

 

Hastes SDS

 

Os modelos SDS foram criados com foco em praticidade e resistência ao impacto. Cada modelo possui um formato de haste específico, o que faz com que a broca perfurar com robustez sem deslizar do encaixe.

 

 

Haste SDS Plus (TE-C)

 


 

 

Haste SDS Max (TE-Y)

 

Aplicações

 

As brocas SDS foram feitas para trabalhos pesados. Antes de escolher entre o modelo Plus ou Max, é necessário avaliar o material a ser perfurado. Enquanto a broca SDS Plus é mais comum, para usos em paredes, concreto, etc, a Max é indicada para perfurações mais pesadas.

 

Fontes:

Wikipedia

Coptool

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos